Comandante da Marinha dos EUA é rebaixado após aparecer em foto com arma ao contrário

Cameron Yaste foi transferido após perda de confiança em sua capacidade de liderança

Fuzileiro Naval usou arma com mira ao contrário
Foto: Divulgação
Fuzileiro Naval usou arma com mira ao contrário

O comandante Cameron Yaste foi rebaixado de sua posição na Marinha dos  EUA após uma foto publicada pela própria instituição revelar um erro constrangedor: ele estava atirando com a mira da arma ao contrário.

Yaste, que comandava o USS John S. McCain, um navio de guerra em missão no Oriente Médio desde abril, foi transferido para o Grupo de Superfície Naval Noroeste na última sexta-feira (30), segundo o site AOL.

A Marinha dos EUA justificou a ação com a alegação de "perda de confiança" na capacidade de Yaste de comandar o navio. Em um comunicado, a Marinha informou: "O comandante do USS John S. McCain foi dispensado em 30 de agosto devido à perda de confiança em sua capacidade de comandar o destroier de mísseis guiados".

A capitã Allison Christy assumiu o comando do USS John S. McCain, conforme noticiado pela revista Newsweek. A Marinha destacou que "exige dos comandantes os mais altos padrões e os responsabiliza quando esses padrões não são cumpridos".

A foto que resultou na dispensa de Yaste foi publicada nas redes sociais da Marinha em abril. Nela, o então comandante aparecia atirando com a mira da arma invertida, o que gerou ridicularização e críticas nos comentários do post. A imagem foi removida pouco depois da publicação, mas o dano à reputação de Yaste já estava feito.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.