Tornado provoca naufrágio de superiate na Itália e seis pessoas continuam desaparecidas

Bilionário está entre os desaparecidos, segundo a imprensa; um corpo foi encontrado e 15 sobreviventes foram resgatados

O 'Bayesian' é um iate luxuoso capaz de acomodar até 12 hóspedes em seis camarotes
Foto: Reprodução
O 'Bayesian' é um iate luxuoso capaz de acomodar até 12 hóspedes em seis camarotes

Seis pessoas estão desaparecidas após o superiate inglês " Bayesian " ser atingido por um tornado em Palermo, Itália. O acidente ocorreu com 22 pessoas a bordo, e, até o momento, foi encontrado o corpo de um homem ao lado da embarcação. Mergulhadores dos bombeiros conseguiram chegar a 57 metros de profundidade e observaram cadáveres através das janelas da embarcação.

O magnata inglês  Mike Lynch, empresário do setor de tecnologia, está entre os desaparecidos, segundo a imprensa britânica.

De acordo com o jornal Corriere Della Sera , o iate afundou enquanto a maioria dos passageiros estava em suas cabines. Muitos conseguiram sair dos quartos e pular no mar, sendo posteriormente resgatados por barcos de patrulha da guarda costeira, embarcações de pesca e velejadores que estavam na área.

Testemunhas relataram à ANSA que o tornado eclodiu enquanto o barco ainda estava ancorado perto do porto. Com a âncora ainda baixada, a tempestade teria quebrado o mastro da vela, causando o desequilíbrio da embarcação e levando ao naufrágio. Outro veleiro que estava no porto era esperado para ajudar no resgate do "Bayesian".

O primeiro veleiro a chegar ao local do naufrágio foi uma embarcação holandesa, cuja tripulação estava nas proximidades e conseguiu resgatar 15 sobreviventes, incluindo um bebê de um ano.

O "Bayesian" é um superiate da Perini Navi e tinha uma tripulação de 10 pessoas além dos passageiros, que eram de nacionalidades britânica, americana e canadense, conforme informações da guarda costeira italiana. Os sobreviventes foram levados para a costa em Porticello, onde oito foram hospitalizados.

No início, oito pessoas foram relatadas como desaparecidas, incluindo o cozinheiro do navio, quatro britânicos, dois americanos e um canadense. Equipes de resgate, incluindo um helicóptero e barcos da guarda costeira, bombeiros e serviço de proteção civil, estão em busca dos desaparecidos e localizaram o naufrágio a uma profundidade de 50 metros.

O "Bayesian" é um iate luxuoso capaz de acomodar até 12 hóspedes em seis camarotes e, com seus 1.500 metros quadrados de vela, pode atingir velocidades de até 15,5 nós.