A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris , obteve nesta sexta (2) os votos necessários para ser oficialmente designada como candidata presidencial democrata às eleições de novembro, nas quais enfrentará o republicano Donald Trump, informou o Comitê Nacional Democrata. A votação foi online e feita pelos delegados.
Harris foi a única candidata a comparecer à convenção democrata, da qual participam, durante cinco dias, cerca de 4 mil delegados de todo o país.
No Twitter, a candidata se manifestou: "Estou honrada em ser a candidata democrata para presidente dos Estados Unidos. Aceitarei oficialmente a nomeação na próxima semana. Esta campanha é sobre pessoas se unindo, movidas pelo amor ao país, para lutar pelo melhor que nós somos".
Kamala Haris atingiu os votos necessários para se lançar como candidata democrata à presidencia dos EUA, mas as votações acontecem até a segunda-feira (5).
Durante o final de semana, ela deve conversar com aliados para montar a chapa . O lançamento formal da nomeação deve acontecer na quarta-feira (7).
Entre os dias 19 a 22 de agosto, acontece a convenção do partido democrata em Chicago. A cédula de Ohio só pode ser alterada até esse prazo - o que explica a correria.
Apoio democrata em massa
Kamala Harris recebeu turbilhões de apoio de votantes democratas. Somente em julho, recebeu US$ 310 milhões em doações - o dobro de Trump no mesmo período
.
"Eu estou honrada em compartilhar que nossa campanha teve o melhor mês de arrecadação de fundos da história. Cada dólar ajuda nossa campanha a alcançar eleitores em todo o país e em nossa luta pela liberdade, oportunidade e a promessa da América".
Quem pode ser vice de Kamala?