Venezuela: oposição afirma possuir provas da vitória de González na eleição

María Corina Machado afirma que atas recebidas pelo grupo são 'suficientes' para garantir a vitória contra Nicolás Maduro

Maduro e Urrutia votam em Caracas
Foto: Montagem/Reprodução
Maduro e Urrutia votam em Caracas


A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, disse, nesta segunda-feira (29) que o grupo de oposição já pode afirmar a vitória sobre o presidente Nicolás Maduro na eleição realizada no último domingo (28).

"Temos 73,20% das atas e, com este resultado, o nosso presidente eleito é Edmundo González Urrutia", disse María Corina, conforme a agência Associated Press.


Corina acredita que, com base em atas de votação que a oposição já tem, González teve 6,2 milhões de votos, e, Maduro, 2,7 milhões.

"Com as atas que nos faltam, mesmo que o Conselho Nacional Eleitoral tenha dado 100% dos votos a Maduro, eles não são suficientes", declarou.

O candidato oponente do atual presidente venezuelano, por sua vez, teria pedido "calma e firmeza" para contestar o resultado. O político chegou a colocar que acha irresponsável que uma autoridade eleitoral de seu país tenha feito um "anúncio prematuro de resultados sem ter sido auditado".

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp