GenZ: música que exalta ditador da Coreia do Norte viraliza no Tiktok

Usuários com cerca de 30 anos de idade são os principais responsáveis pelo sucesso da música na plataforma de vídeos curtos

Líder norte-coreano é exaltado em nova música divulgada pelo governo
Foto: kcna
Líder norte-coreano é exaltado em nova música divulgada pelo governo

A mais recente peça publicitária criada pelo governo da  Coréia do Norte está viralizando no TikTok nas últimas duas semanas. Segundo uma reportagem da BBC , os usuários da Geração Z , nascidos a partir da segunda metade dos anos 90 , são os principais responsáveis pela viralização.

Friendly Father ”, ou pai amigável em uma tradução muito livre, é uma canção que exalta o líder supremo norte-coreano Kim Jong-Un . A letra diz que o líder coreano tem um “ coração quente, como o da sua mãe ” e é “ benevolente como seu pai ”.

A letra ainda pensa no futuro coreano ao dizer que Kim Jong Un “está segurando mais de 10 milhões de crianças em seus braços e cuidando de nós com todo o seu coração”.

A exaltação não para por aí e diz ainda que o amor que o ditador dá ao seu povo é como o céu e o mar e que a população estará sempre ao lado do seu líder para fazer todos os desejos da Coréia do norte se realizarem.

O vídeo que acompanha a música no TikTok mostra norte-coreanos cantando a música sempre sorridentes em seus postos de trabalhos, civis ou militares.

A rede de notícias britânica BBC consultou especialistas para entender os motivos da viralização da canção. Segundo Peter Moody, analista de Coréia do Norte na Universidade da Coréia do Sul, a canção tem um “código ABBA ”, fazendo referência aos sucessos da banda sueca dos anos 70 e 80.

“A música tem uma batida animada, não poderia ser mais grudenta, e traz um conjunto de orquestra muito rico”, afirmou o especialista.

Alexandra Leonzini, pesquisadora de música norte-coreana na Universidade de Cambridge, explicou que a música do país não permite jogos de palavras ou frases longas. As melodias precisam ser simples, acessíveis, para que sejam rapidamente decoradas pela população.

A especialista ainda afirma que toda a produção artística no país precisa ter algum viés educacional, no sentido de ensinar a população a ser grata por seu líder.