O Irã está cumprindo a promessa de atacar Israel e iniciou o combate com drones, segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF) reportaram no X, antigo Twitter. A informação foi confirmada pelo porta-voz do IDF, Daniel Hagari, na rede social.
Segundo agências de notícias, os drones foram vistos cruzando o céu do Iraque. Tanto o Iraque quanto a Jordânia fecharam seus espaços aéreos. Estima-se que pelo menos 20 drones foram disparados contra Israel, e devem demorar minutos e horas para chegar em território israelense.
O ataque do Irã é em retaliação ao bombardeio israelense à embaixada iraniana em Damasco, na Síria, quando sete pessoas foram mortas, inclusive três integrantes da Guarda Revolucionária do Irã.
Iran launched UAVs from within its territory toward Israel a short while ago.
— Israel Defense Forces (@IDF) April 13, 2024
The IDF is on high alert and is constantly monitoring the operational situation. The IDF Aerial Defense Array is on high alert, along with IAF fighter jets and Israeli Navy vessels that are on a… pic.twitter.com/eEySouGVcN
Desde então, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmou que o país estava pronto para responder a eventuais ataques, enquanto o aiatolá Ali Khamenei afirmou que Israel sofreria retaliações pelo ataque em Damasco.
Na última sexta-feira, mísseis iranianos foram disparados da Síria para Israel, mas a maioria foi interceptada pelo sistema de defesa antiaérea Israelense.
Neste sábado, o navio MSC Aries, que opera com bandeira portuguesa, foi interceptado por iranianos, que afirmam que a embarcação está “ligada a Israel”.
Entretanto, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, declarou que Teerã realiza pirataria e deve receber sanções por isso.