Um terremoto de magnitude 4,8 foi sentido em toda região nordeste dos Estados Unidos na manhã desta segunda-feira (5),
de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês). Em Nova York, uma câmera dentro da reunião do Conselho de Segurança da ONU flagrou o momento em que o terremoto atingiu a região.
Janti Soeripto, presidente da ONG Save the Children, pausou seu discurso e perguntou: "Isso é um terremoto?". Após isso, um membro brincou fazendo alusão ao seu discurso dizendo que ela havia feito "o chão tremer".
Os tremores começaram a ser registrados às 10h23 no horário local, a nordeste do distrito de Lebanon, Nova Jersey. O terremoto foi leve e próximo a superfície, o que fez com que o tremor tenha sido sentido mais facilmente.
Veja o vídeo
Magnitude 5.5 struck struck New York and New Jersey. It was felt in UN Security Council, where cameras shook. Save the Children CEO Janti Soeripto, who was addressing the UNSC on Gaza, stopped speaking. Palestinian UN envoy Riyad Mansour quipped: “You’re making the ground shake.” pic.twitter.com/CtbyB1h83T
— Michelle Nichols (@michellenichols) April 5, 2024
De acordo com relatos, o tremor foi sentido pelos habitantes nas cidades de Nova York, Filadélfia e em Washington, capital dos EUA.
De acordo com os dados do USGS, a agitação do terremoto provavelmente não provacará quaisquer tipos de danos. O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), disse que não houve relatos de danos, tampouco feridos após o terremoto.
Kathy Hochul, governadora de Nova York, publicou em suas redes sociais sobre o acontecido: "Minha equipe está avaliando impactos e eventuais danos que possam ter ocorrido e atualizaremos o público ao longo do dia".
A 4.8 magnitude earthquake hit west of Manhattan and has been felt throughout New York.
— Governor Kathy Hochul (@GovKathyHochul) April 5, 2024
My team is assessing impacts and any damage that may have occurred, and we will update the public throughout the day.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp