O presidente dos Estados Unidos , Joe Biden , anunciou que vai enviar aviões para lançar ajuda humanitária na Faixa de Gaza . "Vamos nos unir a nossos amigos para proporcionar lançamentos aéreos", declarou o mandatário estadunidense, aos jornalistas na Casa Branca.
Biden, porém, não adiantou quando os insumos serão lançados para a população palestina. O presidente dos EUA também não informou em qual cidade a ajuda chegará primeiro.
O anúncio de Biden acontece após mais de 100 palestinos morrerem durante o recebimento de ajuda humanitária de Israel. Em nota, o Hamas acusou o governo israelense de promover um massacre.
O Exército de Israel, porém, afirmou que pessoas morreram pisoteadas enquanto buscavam comidas e remédios. Além disso, a versão israelense diz que tiros foram disparados para dispersar a população.
"A multidão palestina atacou os caminhões e, como resultado, dezenas de pessoas foram mortas devido à superlotação, aglomeração e atropelamento", declarou o Exército israelense.
Quanto ao episódio, inicialmente, os EUA cobraram mais detalhes do incidente, pedindo satisfações de Israel. Nesta sexta-feira (1º), porém, o país norte-americano votou para proteger o governo israelense no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).
Até o momento, a guerra entre Israel e Hamas, reiniciada em 7 de outubro, já deixou mais de 30 mil mortos, sendo a maioria do lado palestino. Por enquanto, não há a expectativa de um novo cessar-fogo.