EUA repudiam ministro de Israel que sugere êxodo de palestinos de Gaza

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, criticou as declarações de Itamar Ben Gvir, que incita saída de palestinos de Gaza

Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir.
Foto: Reprodução/X
Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir.

Os Estados Unidos afirmaram nesta terça-feira (2) que "rejeitam" os comentários do ministro da Segurança Nacional de Israel Itamar Ben Gvir, que incitou os palestinos a deixarem o território de Gaza. O comunicado também menciona Bezalel Smotrich, ministro das Finanças.

"Os Estados Unidos rejeitam as recentes declarações dos ministros israelenses Bezalel Smotrich e Itamar Ben Gvir, que propõem o reassentamento de palestinos fora de Gaza", diz o comunicado do porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Gvir se referiu à sugestão como uma “oportunidade para se concentrar no incentivo à migração" dos palestinos, enquanto Smotrich afirmou que os residentes de Gaza devem dar lugar aos israelenses para poderem “fazer o deserto florescer”. Com informações da Reuters.

Em resposta ao comunicado do Departamento de Estado dos EUA, Gvir disse em sua conta no X que “não somos [Israel] apenas mais uma estrela na bandeira americana”.

“Aprecio muito os Estados Unidos da América, mas com todo o respeito, já não somos uma estrela na bandeira americana. Os Estados Unidos são o nosso melhor amigo, mas antes de tudo faremos o que é bom para Israel”, disse o ministro na rede social.