O governo turco alertou que Israel pode sofrer "sérias consequências" se colocar em prática seu plano de caçar membros do Hamas "em todo o mundo", incluindo na Turquia.
A resposta foi dada por um alto oficial da inteligência turca nesta segunda-feira (4), de acordo com a Reuters. "Os avisos necessários foram feitos aos interlocutores com base nas notícias das declarações das autoridades israelenses, e foi expresso a Israel que tal ato teria consequências graves", disse ele.
A declaração foi feita após uma gravação de Ronen Bar, chefe da Agência de Segurança israelense, ter vazado no final de semana. Nela, ele cita nominalmente a Turquia pela primeira vez desde o início da guerra entre Israel e Hamas.
Bar afirma que Israel vai caçar o Hamas "na Faixa de Gaza, na Cisjordânia, no Líbano, na Turquia, no Catar, em todos os lugares". "Levará alguns anos, mas estaremos lá para fazer isso", acrescentou.
O alerta turco também acontece em meio à escalada do conflito na Faixa de Gaza, onde quase 16 mil pessoas foram mortas
. A Turquia é um dos países que condena a ação israelense no enclave, que vivencia uma crise humanitária e a mortes de milhares de civis, incluindo mulheres e crianças.
Nesta segunda-feira, o presidente turco Recep Tayyip Erdgogan voltou a afirmar que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu será julgado como "criminoso de guerra".