Israel informou o grupo Hamas que há a possibilidade da trégua na guerra ser estendida em troca da libertação de mais reféns mantidos na Faixa de Gaza.
A confirmação foi feita nesta quarta-feira (27) por Eilon Levy, porta-voz do governo israelense. "O Hamas está avisado: a opção de prorrogação [da trégua] está aberta. Nós queremos receber outros 50 reféns além de hoje, no nosso caminho para trazer todos para casa", disse ele, acrescentando que o objetivo de eliminar o Hamas continua.
De acordo com a Reuters, negociadores do Egitos, Catar e Estados Unidos continuam a intermediar a extensão da trégua, e estão próximos de chegar a um acordo.
Segundo fontes da agência, o Hamas quer uma prorrogação de quatro dias, enquanto Israel busca prorrogações diárias, de acordo com o número de reféns libertados.
Nesta segunda-feira, o acordo de trégua entre Hamas e Israel chega ao seu quarto e último dia. Além de um cessar-fogo, o acordo entre os dois lados da guerra também permitiu a troca de prisioneiros nos últimos dias. De um lado, o Hamas libertou reféns que tinha sequestrado durante os ataques de 7 de outubro; do outro, Israel libertou mulheres e menores de idade palestinos que estavam detidos em prisões israelenses.