Israel comete crimes contra humanidade em Gaza, diz Erdogan

Presidente da Turquia diz que o mundo precisa buscar uma solução para o conflito

Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia
Foto: reprodução: Twitter
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia

O presidente da Turquia,  Recep Tayyip Erdogan , criticou nesta sexta-feira (3) a atuação de Israel contra o  povo palestino em meio ao conflito com o grupo armado Hamas e convocou a comunidade internacional a se unir em prol de um cessar-fogo. 

“Não há nada que possa justificar o que temos testemunhado desde 7 de outubro”, disse Erdogan, referindo-se aos ataques de Israel a Gaza, num discurso na Organização dos Estados Turcos em Astana, capital do Cazaquistão.

“Não há palavras para descrever esta brutalidade. Durante 28 dias inteiros, foram cometidos crimes contra a humanidade em Gaza”, adicionou. 

Erdogan disse ainda que enviou 10 aviões carregados de ajuda humanitária para Gaza até agora e enviará mais se as condições o permitirem.

“Os nossos esforços para organizar uma conferência internacional de paz continuam”, acrescentou, referindo-se a uma iniciativa turca para pôr fim ao conflito.

Mais de 10.500 pessoas foram mortas no conflito, incluindo pelo menos 9.061 palestinos, desde que o Hamas invadiu o território israelita em 7 de outubro, dando início à guerra.