Ex-vice que foi contra golpe de Trump desiste de enfrentá-lo nos EUA

Anúncio ocorre durante reunião republicana em Las Vegas

Foto: Reprodução/Twitter
Mike Pence


O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, comunicou neste sábado (28) a sua retirada da corrida eleitoral presidencial para 2024.

A decisão foi informada durante uma reunião republicana em Las Vegas, que contou com a presença de Pence e de outras figuras proeminentes do Partido Republicano.

“Venho dizer-lhes que ficou claro para mim que não é a minha hora. Decidi suspender minha campanha para presidente. Ao povo americano, digo que não é a minha hora, mas ainda é a sua hora”, afirmou o político.

“Estou saindo desta campanha, mas prometo que nunca deixarei de lutar pelos valores conservadores. Sempre soubemos que seria uma batalha difícil, mas não me arrependo”, acrescentou.

A notícia da retirada de Pence chamou a atenção, uma vez que o ex-vice-presidente desempenhou um papel fundamental na ratificação da vitória do presidente Joe Biden e resistiu aos esforços do então presidente Donald Trump para contestar o resultado das eleições de 2020.

Sua postura em defesa da democracia e da Constituição dos Estados Unidos o destacou como uma figura de destaque no cenário político republicano.


Apesar da retirada da corrida presidencial, Pence optou por não endossar nenhum dos candidatos à indicação presidencial do Partido Republicano. Sua decisão mantém a incerteza sobre quem liderará o partido nas eleições de 2024, já que a corrida presidencial republicana continua atraindo diversos nomes de peso.

O ex-presidente Donald Trump, que também estava presente na reunião em Las Vegas. A reunião, que já era importante devido às discussões sobre o futuro do partido, também falou da guerra no Oriente Médio.