Nesta terça-feira (10), o Ministério das Relações Exteriores confirmou ter contratado um ônibus para repatriar 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza . O local é atingido por bombardeios desde o último sábado (7), quando o Hamas reivindicou um ataque surpresa ao sul de Israel.
O plano prevê a retirada dos brasileiros que estão no local por meio do “checkpoint” da cidade de Rafah. O local fica ao sul de Gaza, já na fronteira com o Egito.
O dia e horário para que eles sejam retirados da região ainda não estão definidos. As autoridades brasileiras pretendem levar os repatriados para a embaixada do Brasil em Cairo, capital do Egito.
A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Tel Aviv na manhã desta terça, às 15h41 do horário local e 9h41 do horário de Brasília. O avião foi enviado para repatriar brasileiros na zona de conflito no Oriente Médio.
A FAB enviou um KC-30 (Airbus A330-200) com capacidade para até 210 passageiros.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro (Itamaraty) afirmou que os candidatos à repatriação serão organizados por prioridade e, nessa fase inicial, o governo pretende repatriar 900 brasileiros.
A partir do próximo domingo (15), uma nova logística será implementada para buscar aqueles que não foram resgatados nos primeiros cinco voos. Conforme o governo, aproximadamente 1,7 mil brasileiros manifestaram interesse na repatriação, sendo a maioria composta por turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.