Zelensky nomeia Shevchenko, ídolo do Milan, como novo conselheiro

Andriy Shevchenko, que já havia recebido um prêmio do presidente da Ucrânia, foi nomeado como seu conselheiro nesta terça (26)

Foto: Reprodução/Instagram
Andriy Shevchenko

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nomeou o ex-jogador de futebol Andriy Shevchenko como seu conselheiro pessoal. A nomeação foi oficializada por um decreto divulgado nesta terça-feira (26).

Shevchenko é considerado o maior jogador da história da Ucrânia. Fez carreira no Milan, onde ficou de 1999 a 2006, e jogou duas temporadas pelo time inglês Chelsea entre 2006 e 2007.

Foto: Getty Images
Shevchenko no Milan

Pelo Milan, Shevchenko conquistou uma Bola de Ouro, uma Liga dos Campeões e um Campeonato Italiano, o que o tornou uma lenda do clube. Se aposentou da carreira futebolística em 2012, pelo time ucraniano Dínamo de Kiev.

No ano passado, Shevchenko foi um dos vencedores da premiação "Lenda Nacional da Ucrânia", que reconhece atos de serviço e heroísmo de cidadãos do país. O ex-jogador é embaixador da United24, uma plataforma de arrecadação de doações em apoio à Ucrânia em meio à guerra.

Na premiação, Zelensky fez um discurso em que chamou Shevchenko de "Lenda do Dínamo de Kiev e da seleção da Ucrânia. Vencedor da Liga dos Campeões e da Bola de Ouro. Esses e muitos outros títulos o tornaram famoso em todo o mundo e agora nos ajuda a reunir o mundo inteiro para apoiar a Ucrânia".