Autoridade palestina recebe o primeiro embaixador saudita na Palestina

Israel não permite atividades diplomáticas palestinas em Jerusalém e rejeita a ideia de estabelecer um consulado saudita na cidade

Foto: Assessoria de imprensa da Autoridade Palestina (PPO) - 26.09.23
Presidente da AP, Mahmoud Abbas (R), recebendo as credenciais do embaixador da Arábia Saudita na Palestina, Nayef al-Sudairi, no escritório do primeiro em Ramallah, na Cisjordânia.

Autoridades palestinas receberam, nesta terça-feira (26), a visita do primeiro embaixador saudita na Palestina, Nayef al-Sudairi. Ele está prestes a apresentar suas credenciais ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, após chegar à Cisjordânia em uma visita oficial de dois dias que começou hoje.

A nomeação de al-Sudairi é considerada um marco histórico nas relações entre os dois países. Anteriormente, em agosto do ano passado, ele foi nomeado como enviado não residente na Palestina e cônsul-geral em Jerusalém.

Sua nomeação é considerada um passo significativo no desenvolvimento das relações fraternas entre os dois Estados

As credenciais de al-Sudairi o identificam como "Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Rei Saudita Salman bin Abdulaziz no Estado da Palestina e Cônsul Geral do Reino em Jerusalém".

Israel não permite atividades diplomáticas palestinas em Jerusalém e rejeitou a ideia de estabelecer um consulado saudita na cidade. A nomeação ocorre em um momento em que há relatos sobre a possibilidade de a Arábia Saudita estabelecer relações diplomáticas oficiais com Israel, uma medida que enfrenta desafios complexos, como questões relacionadas ao desenvolvimento da energia nuclear saudita e as operações israelenses na Cisjordânia ocupada.

Riade, no entanto, afirmou que seguirá a posição da Liga Árabe de não estabelecer relações com Israel até que a questão palestina seja resolvida. Enquanto essa nomeação representa um avanço nas relações bilaterais entre a Arábia Saudita e a Palestina, a normalização completa das relações entre a Arábia Saudita e Israel permanece uma incógnita.

Ponto iG: as escolhas de Lula antes da cirurgia; Rachel Sheherazade vs SBT; Só Jesus salva o Flamengo?