Rússia diz que EUA e aliados estão 'diretamente em guerra' com Moscou

Declaração de ministro russo se refere à ajuda militar enviada pelos países ocidentais à Ucrânia desde o início do conflito

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - 17/04/2023
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov

ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que os Estados Unidos e outros aliados da Ucrânia estão "diretamente em guerra" com Moscou. A declaração se deu nesse sábado (23).

O russo ainda foi questionado por uma jornalista em que momento os EUA se envolveram diretamente na guerra  e se não estão no "conflito por procuração".

"Você pode chamar isso do que quiser, mas eles estão diretamente em guerra conosco. Podemos chamar isto de guerra híbrida, mas isso não muda a realidade", respondeu ele. "Eles estão efetivamente envolvidos em hostilidades conosco, usando os ucranianos como forragem."

De acordo com ele, os EUA, o Reino Unido e muitos outros países estão "travando guerra" contra Moscou e envolvidos em hostilidades contra a  Rússia.

Lavrov afirmou que esses  países estão prestes a entregar ainda mais armas a Kiev, ao mesmo tempo em que  satélites militares e aeronaves de inteligência dessas nações também são usadas contra os russos.

Rússia, que já  se referiu diversas vezes à invasão ao território ucraniano como "operação militar especial", classifica os ataques à Ucrânia como uma batalha contra as tentativas do Ocidente de dominarem o cenário global.

Aliados de Kiev e organizações internacionais, como a  Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), no entanto, refutam essa descrição, dizendo que estão apenas oferecendo ajuda à Ucrânia em decorrência da guerra iniciada pelos russos.