O que se sabe sobre o brasileiro que fugiu de presídio nos EUA?

Danilo Sousa Cavalcante foi condenado por matar a ex-namorada nos EUA em 2021, e também por outro assassinato no Brasil

Foto: Divulgação
Danilo Cavalcante matou a ex-namorada em 2021 e está foragido

A busca pelo brasileiro que fugiu do presídio do Condado de Chester , no estado da Pensilvânia, começou no dia 31 de agosto. Desde então, as autoridades estão em alerta máximo à procura do fugitivo que foi condenado à prisão perpétua por matar sua ex-namorada. Mas o que se sabe sobre a prisão e a fuga de Danilo Cavalcante?

O brasileiro estava preso pelo  assassinato da a brasileira Débora Evangelista Brandão, com 38 facadas . O crime aconteceu em Phoenixville , também na Pensilvânia, em abril de 2021, quando ela tinha 34 anos.

Débora sofria ameaças de Danilo, que não aceitava o fim da relação, desde 2020. Ela foi atacada pelo ex na frente de seus dois filhos, que tinham quatro e sete anos.

O brasileiro foi preso horas após o crime, mas a condenação à prisão perpétua só foi decretada no último dia 23. Segundo a imprensa norte-americana, Danilo Cavalcante também é procurado no Brasil  por participação na morte de Valter Júnior Moreira dos Reis, morto a tiros em uma praça na cidade de Figueirópolis , no Tocantins, em 2017.

Cavalvante foi considerado como fugitivo após não ser encontrado na prisão. Imagens de câmeras de segurança flagraram ele  escalando o muro da penitenciária .

Segundo as autoridades, o prisioneiro ainda andou pelo teto e passou por duas cercas de arame farpado antes de conseguir escapar do local,  e a polícia só foi avisada do desaparecimento cerca de uma hora após o ocorrido.

No sábado (2 de setembro), Cavalcante foi avistado pela primeira vez por câmeras de vigilância , a cerca de 2,4 quilômetros de distância da prisão. No domingo (3), um morador afirmou que viu o fugitivo em sua casa na noite anterior, mas não foi capturado pela polícia.

Segundo as autoridades, o brasileiro retornou à mata densa levando um pouco de comida. Na segunda-feira (4), o brasileiro foi visto em “ Longwood Gardens ”, um jardim botânico local considerado uma atração turística. O parque foi fechado, reaberto, e fechado de novo na quinta-feira (7), após Cavalcanti ter sido visto novamente nas proximidades.

A polícia da Pensilvânia divulgou comunicados nas redes sociais com o rosto do brasileiro, e também com as últimas imagens do fugitivo. Os avisos contam com a grafia “Danelo” e afirmam que Cavalcante possui histórico de violência.

As autoridades locais ainda determinaram uma recompensa de 10 mil dólares (R$ 49 mil) para quem capturasse o brasileiro, mas  o valor subiu para 20 mil dólares (R$ 99,5 mil).

Segundo a procuradora do Condado de Chester, Deb Ryan, a família da vítima,  mora nas proximidades da área de busca e está aterrorizada com a fuga de Cavalcante. Segundo Ryan, os familiares de Débora não saem de casa e estão muito preocupados, mesmo contando com proteção policial 24 horas .

De acordo com informações da CNN, essa é a quarta fuga em presídios da Pensilvânia nos últimos meses. Em maio,  um criminoso escapou da mesma prisão em que Cavalcante estava .

Uma fonte próxima ao caso, declarou à emissora de televisão que o guarda que deveria estar atento ao sistema de segurança do local foi demitido nesta sexta-feira .