Naufrágio no Canal da Mancha mata seis pessoas

Embarcação transportava cerca de 65 pessoas, a maioria de origem afegã

Foto: Reprodução/Reuters
Operação de resgate envolveu embarcações britânicas e francesas

Uma embarcação que atravessava o Canal da Mancha, saindo da França com destino à Inglaterra naufragou neste sábado (12), deixando ao menos seis pessoas mortas. Mais duas pessoas ainda estão desaparecidas, segundo autoridades francesas.

Segundo a rede de notícias britânica BBC, o naufrágio ocorreu próximo à cidade francesa de Sangatte. Às 6h no horário local, autoridades francesas e britânicas iniciaram uma operação de resgate que resultou no salvamento de 58 passageiros, alguns levados para o Reino Unido e outros para a França. 

A agência de notícias AFP afirma que as seis vítimas eram homens afegãos de cerca de 30 anos de idade. Entre os resgatados estão crianças, homens e mulheres vindos do Afeganistão e Sudão.

Autoridades francesas afirmam que um navio que passava pelo local enviou um alerta de que havia um navio sobrecarregado com dificuldades próximo à costa de Sangatte. Entretanto, quando as autoridades chegaram ao local, já encontraram vítimas à deriva. 

Voluntários declararam à Reuters que encontraram pessoas tentando retirar água de seus botes salva-vidas com sapatos, por exemplo, e que havia muitas pessoas a bordo.

Segundo as equipes de resgate, esta foi a sétima vez, somente nesta semana, que foram solicitados para socorrer pessoas em situações de naufrágio ou afogamento no Canal da Mancha. 

A marinha francesa disponibilizou um avião e um helicóptero para auxiliar na busca de vítimas e desaparecidos.