Vídeos: Pessoas se jogam no mar para fugir de incêndio no Havaí (EUA)

O incêndio florestal atingiu arquipélagos na região do Havaí, deixando os hospitais sobrecarregados e tirando do ar a linha de emergência

Foto: Reprodução/Twitter - 09.08.2023
O incêndio florestal foi amplificado após o furacão Dora que atingiu o Havaí


Uma série de incêndios florestais tem atingido algumas ilhas do arquipélago do Havaí, nos EUA. As queimadas são causadas pela onda de calor que atinge o hemisfério norte após a passagem do furacão Dora. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram nuvens de fumaça gigantescas, além de pessoas fugindo para o mar para escaparem das chamas. Veja abaixo:


A Ilha de Maui é a localidade com a situação mais alarmante. Os incêndios geraram um nível alto de pânico nas pessoas, que, segundo a imprensa local, se jogavam ao mar para fugir das chamas. O 911 — a linha de emergência norte-americana — acabou ficando fora do ar durante um período, o que impossibilitou os registros dos possíveis incidentes.

À CNN local na manhã desta quarta-feira (09), a vice-governadora do Havaí, Sylvia Luke, informou o corte que ocorreu no sinal do 911, além das linhas telefônicas, e levantou que os hospitais de "Maui está sobrecarregado com pacientes queimados e pessoas sofrendo com a inalação da fumaça".

Na ilha, os bombeiros atuam em duas principais regiões: no destino turístico no oeste e em uma região montanhosa no interior. O corpo de bombeiros diz que ainda não foi possível calcular o tamanho do fenômeno nem a quantidade de prédios que foram atingidos pelo fogo.

Os grupos de resgates visualizaram estradas bloqueadas por árvores caídas, além de registrarem cerca de 14 mil pessoas sem energia elétrica. A porta-voz do condado de Maui, Mahina Martin disse que "vários incêndios e múltiplas evacuações em diferentes áreas do distrito” são os fatores para considerar este "um dos dias mais desafiadores”.


Além disso, em alguns vídeos gravados pelos drones de Clint Hansen, um morador da região, mostra a situação dos incêndios no norte de Kihei. Segundo ele, é possível ver as pessoas pulando no oceano tentando fugir das chamas. Elas teriam sido resgatadas pela Guarda Costeira, mas Hansen afirma que "os proprietários de embarcações estão sendo solicitados a ajudar no resgate das pessoas”. Ele é categórico em chamar a situação de "apocalíptica".

A Guarda Costeira informou que os moradores estão sendo transferidos para áreas seguras e disse que o fogo já se espalhou em Lahaina, é popularmente visitada por turistas.