Fernando Villavicencio, candidato à Presidência do Equador , foi assassiando nesta quarta-feira (9) em Quito, capital do país. O crime aconteceu por volta das 18h20 e ele levou três tiros na cabeça após sair de um evento político
Villavicencio, político de 59 anos e candidato do Movimento Construye, estava em quinto lugar nas pesquisas de intenções de voto referentes ao pleito eleitoral que acontecerá no dia 20 de agosto.
Guillermo Lasso, atual presidente equatoriano , utilizou as suas redes sociais para afirmar que está "indignado e chocado" com o crime, e destaocu que realizará uma reunião de emergência ainda nesta noite para definir os rumos da investigação.
"Indignado e chocado com o assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio. Minha solidariedade e condolências à esposa e filhas. Pela sua memória e pela sua luta, garanto-vos que este crime não ficará impune", escreveu Lasso.
Indignado y consternado por el asesinato del candidato presidencial Fernando Villavicencio. Mi solidaridad y mis condolencias con su esposa y sus hijas. Por su memoria y por su lucha, les aseguro que este crimen no va a quedar impune.
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) August 10, 2023
El Gabinete de Seguridad se reunirá en…
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento exato do assassinato. Ao menos cinco seguranças conduziam Fernando até um veículo quando, assim que o canditato entra no carro, são ouvidos cerca de 12 tiros.
A seguir, vídeo do momento em que Fernando é atingido pelos tiros. Atenção: imagens fortes.
Desolador… pic.twitter.com/qnaQZTfS9X
— Carlos Vera (@CarlosVerareal) August 10, 2023
Além do óbito do presidenciável, informações divulgadas pela imprensa equatoriana dão conta de que outra sete pessoas ficaram feridas e foram levadas à Clínca da Mulher.