Vídeo: homem cria 'disco voador' elétrico e levanta voo na China

Primeiro voo de teste da aeronave foi realizado no início de junho, após três anos de desenvolvimento

eVTOL completou seu primeiro voo de teste em de teste em Shenzhen, no sul da China
Foto: Reprodução/Twitter
eVTOL completou seu primeiro voo de teste em de teste em Shenzhen, no sul da China

A China realizou no início de junho o primeiro voo de teste de um eVTOL (sigla em inglês para "veículo elétrico de pouso e decolagem vertical") em formato de disco voador, em Shenzhen, no sul do país. O experimento foi registrado em vídeo. Veja:



A aeronave tem espaço para um tripulante tem 12 hélices em volta da cabine e alcança, pelo menos 200 metros de altura realizando voos de até 15 minutos, segundo a mídia chinesa. O eVTOL começou a ser desenvolvido há três anos pela Shenzhen UFO Power Technology e só agora fez seu primeiro voo de teste.

Apesar da proeza, a aeronave não é a primeira a levantar voo e ser desenvolvida no país. Em outubro de 2022, outra empresa que desenvolve eVTOLs, a XPeng AeroHT, realizou a primeira demonstração de seu veículo. O modelo, que foi batizado de X2, alcança até 130 km/h e tem, ao menos, 35 minutos de autonomia.

Outra empresa que desenvolve eVTOLs é a Embraer, por meio da subsidiária Eve. Segundo a fabricante, a aeronave, que recebe a certificação em 2026, deve levantar o primeiro voo em escala real até 2024.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.