Ao G7, Zelensky pede que 'todos respeitem as nações e as fronteiras'

Presidente da Ucrânia afirmou ainda que o mundo deve "defender a justiça"

Lula e Zelensky não se encontraram durante o G7
Foto: redacao@odia.com.br (IG)
Lula e Zelensky não se encontraram durante o G7

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou em uma rede social neste domingo (21), após sua participação na cúpula do G7 , que o mundo deve respeitar as nações e as fronteiras e defender a justiça. O evento ocorre em Hiroshima, no Japão. 

Zelensky compareceu ao evento de surpresa, já que a Ucrânia não pertence ao grupo de maiores economias do mundo e também não está entre os países convidados. 

"Todos no mundo devem fazer todo o possível para que as guerras deixem apenas sombras nas pedras da história e que isso só possa ser visto em museus", escreveu. "Todos no mundo devem respeitar outras nações. Todos no mundo devem reconhecer as fronteiras do estado", completou. 

Zelensky pediu ainda que o mundo defenda a justiça e se preocupe com a vida. "Todos no mundo devem ter a paz como seu dever."

"Quando há uma bandeira ucraniana é prova de que há fé na liberdade, fé na vida, fé em nosso povo. Obrigado, Japão, primeiro-ministro, todo o povo do Japão, pelo apoio abrangente."

A invasão russa à Ucrânia completou um ano em fevereiro. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), até 21 de fevereiro deste ano, mais de 8 milhões de pessoas deixaram o país e se refugiaram em outras nações.