O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , afirmou nesta quinta-feira (11), que ao assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim, que o único plano de paz viável para pôr fim à guerra em seu país é o plano ucraniano.
Zelensky e Amorim se encontraram em Kiev, na Ucrânia, na quarta-feira (10). Além disso, o líder ucraniano expressou seu desejo de receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu país e manter um diálogo contínuo com o governo brasileiro.
Zelensky afirmou em suas redes sociais nesta manhã que ressaltou a Celso Amorim que a "Fórmula Ucraniana para a Paz" é o único plano capaz de deter a agressão russa na Ucrânia.
Eles também discutiram a possibilidade de realizar uma cúpula entre a Ucrânia e países da América Latina . Zelensky espera continuar o diálogo com o presidente Lula e recebê-lo na Ucrânia.
Zelensky tem deixado bem claro que não negociará com Moscou enquanto Vladimir Putin estiver no cargo de presidente russo, exigindo um cessar-fogo imediato.
Met with Special Advisor on Foreign Policy to the President of Brazil Celso Amorim. Emphasized that the only plan capable of stopping Russian aggression in Ukraine is the Ukrainian Peace Formula. We discussed the possibility of holding the Ukraine-Latin America Summit. I look…
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 11, 2023
Lula tem manifestado seu desejo de atuar como mediador em um diálogo entre Rússia e Ucrânia para pôr fim à guerra, apresentando um plano de paz específico.
No meio do conflito também está o presidente chinês, Xi Jinping, também expressou sua vontade de mediar as negociações de paz entre as duas partes.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.