Secretário-geral da ONU denuncia 'devastação' gerada por invasão russa

António Guterres foi enfático ao criticar Rússia durante sessão do Conselho de Segurança presidida por Sergei Lavrov, diplomata de Moscou

António Guterres criticou invasão russa à Ucrânia
Foto: Eskinder Debebe/ONU
António Guterres criticou invasão russa à Ucrânia


O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, exclamou nesta segunda-feira (24) que a invasão russa no território ucraniano está causando "um enorme sofrimento" à Ucrânia a a todo o resto do mundo. 

A delcaração de Guterres foi feita durante um encontro do Conselho de Segurança da ONU que foi dirigido por Sergei Lavrov, principal diplomata da Rússia. Os russos estão presidindo o Conselho neste mês, de acordo com o acordo de comando rotativo do órgão. 

"A invasão da Ucrânia pela Rússia, em violação da Carta das Nações Unidas e do direito internacional, está causando um enorme sofrimento e devastação ao país e ao mundo, enfatizou António. 


O secretário-geral pontuou ainda que os países que são membros permanentes da organização de segurança (Rússia, Estados Unidos, França, China e Reino Unido) têm a obrigação de lutar pelo fortalecimento do multilateralismo. 

António solicitou ainda que os Estados-membros usem “toda a gama de ferramentas diplomáticas que a Carta da ONU fornece para a resolução pacífica de conflitos”.  De acordo com ele, o multilateralismo eficaz inclui o dever de enfrentar novos desafios com espaço para que todos os países e comunidades contribuam para a paz.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.