Guarda italiana apreende 2 toneladas de cocaína à deriva no mar

A cocaína estava armazenada em cerca de 70 embalagens à prova d'água, que foram cuidadosamente lacradas

Guarda italiana Guarda italiana encontram pacotes com cocaína que foram apreendidos pela polícia da Itália 17.04.2023 pacotes com cocaína que foram apreendidos pela polícia da Itália - 17.04.2023
Foto: Guardia di Finanza press office/AFP
Guarda italiana Guarda italiana encontram pacotes com cocaína que foram apreendidos pela polícia da Itália 17.04.2023 pacotes com cocaína que foram apreendidos pela polícia da Itália - 17.04.2023

Autoridades italianas apreenderam quase 2 toneladas de cocaína que foram encontradas flutuando no mar perto da costa do país. De acordo com a polícia italiana, essa é uma das maiores apreensões de drogas já feitas no país.

A cocaína estava armazenada em cerca de 70 embalagens à prova d'água , que foram cuidadosamente lacradas, e envoltas por redes de pesca equipadas com dispositivos de sinalização luminosa.

As autoridades acreditam que a droga tenha sido lançada ao mar por um navio cargueiro e que, posteriormente, seria resgatada por um outro navio, mas não houve confirmação se a droga estava sendo transportada para a Itália.

Segundo a polícia italiana, o método de embalagem utilizado, combinado com a presença dos iluminadores, tornou a apreensão dessa quantidade de droga mais difícil, mas as autoridades conseguiram interceptar os pacotes a tempo.

Outra operação em 2021

Autoridades italianas têm visto um aumento significativo nas apreensões de cocaína nos últimos anos, com a quantidade de droga apreendida aumentando em mais de cinco vezes desde 2018.

Há suspeitas de que grupos mafiosos dos países dos Bálcãs, como Albânia, Bósnia e Herzegovina e Bulgária, estão importando cada vez mais cocaína e que a rota utilizada para a distribuição dessas drogas é pelo mar da Itália.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.