Repórter do The Wall Street Journal é preso por "espionagem" na Rússia

Essa é a primeira vez que um jornalista americano é preso pelo Kremelin por suspeita de 'espionagem' desde a Guerra Fria

Evan Gershkovich foi detido na cidade de Ecaterinburgo, nos Montes Urais, enquanto supostamente tentava obter informações classificadas
Foto: Divulgação
Evan Gershkovich foi detido na cidade de Ecaterinburgo, nos Montes Urais, enquanto supostamente tentava obter informações classificadas

O jornalista  Evan Gershkovich  foi preso por suposta de prática de espionagem a uma instalação militar russa, de acordo com o Serviço Federal de Segurança russo (FSB) .

Essa detenção marca a primeira vez que um jornalista americano é preso na Rússia por espionagem desde a Guerra Fria .

Gershkovich atua como repórter investigativo do 'The Wall Street Journal'  e cobria a guerra na Ucrânia, além da geopolítica Rússia e também sobre como atua o grupo de mercenários Wagner .

Na quinta-feira (30), o FSB, serviço de segurança russo, divulgou que deteve Evan Gershkovich, repórter do jornal norte-americano The Wall Street Journal , sob suspeita de espionagem.

O Kremlin acusa o cidadão dos Estados Unidos de coletar informações confidenciais sobre uma instalação militar russa.

De acordo com o comunicado do FSB, o jornalista foi preso em Ecaterimburgo, cidade localizada no centro-oeste da Rússia, enquanto tentava obter informações governamentais secretas.

O The Wall Street Journal negou a acusação e pediu pela libertação imediata de Gershkovich.

“O Wall Street Journal nega veementemente as alegações do FSB e busca a libertação imediata de nosso confiável e imparcial repórter, Evan Gershkovich”, disse o jornal em um comunicado.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.