A polícia da França entrou em confronto, na noite deste domingo (18), com torcedores da seleção na capital Paris. O conflito se deu depois da derrota da equipe para a seleção argentina na final da Copa do Mundo.
Milhares de torcedores haviam se reunido na avenida Champs-Élysées, uma das mais famosas de Paris, para assistir o jogo. Nas redes sociais, internautas dizem que o confronto foi motivado pela forma que a polícia tentou dispersar a multidão.
Segundo relatos, os agentes utilizaram gás lacrimogêneo e agrediram os torcedores, que lançaram fogos de artifício contra os policiais. Veja:
Champs-Élysées, Paris tonight. pic.twitter.com/ZbJjunfNgl
— Petronilla Husbands (@PetronillaHusb1) December 19, 2022
Multiple police charges with BRAV-M intervention to evacuate the supporters gathered on the Champs-Elysées this evening ( @Ab7Media ) #ARGFRA #ArgentinaVsFrance pic.twitter.com/NLTTd9BVBn
— Chaudhary Parvez (@ChaudharyParvez) December 19, 2022
While the supporters paced the Champs-Elysées calmly, the police began to charge to evacuate the avenue.
— Chaudhary Parvez (@ChaudharyParvez) December 19, 2022
The situation began to become tense following the multiple charges. #finale #FIFAWorldCup2022 #ARGFRA #WorldCup2022 #ArgentinaVsFrance #FIFAWorldCup pic.twitter.com/Qr7I9B66Zz
As autoridades francesas anunciaram na sexta-feira (16) que 14 mil policiais e guardas já haviam sido convocados em todo a França para a final da Copa.
O número é maior do que o organizado para a partida em que a seleção francesa venceu o Marrocos. Na ocasião, mesmo com 10 mil agentes das forças de segurança pública, houve confrontos e 266 pessoas foram detidas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.