Veja quais países já tiveram processo de destituição

Nesta quarta-feira (7), o presidente do Peru, Pedro Castillo foi deposto do cargo. Além disso, o Brasil é um dos países que já tiveram presidente destituído. Saiba mais →

Equador

O ex-presidente Abdalá Jaime Bucaram Ortiz, que governou o país de 10 de agosto de 1996 a 6 de fevereiro de 1997, foi destituído pelo congresso sob denúncias de corrupção e de problema mentais.

Reprodução%3A Redes Sociais

Estados Unidos

Os ex-presidentes Andrew Johnson, Richard Nixon e Bill Clinton sofreram o processo de impeachment, mas não foi concluído por absolvição por parte do Senado ou renúncia do mandatário. O também ex-presidente Donald Trump já sofreu dois processos de impeachment, um foi rejeitado e o outro absolvido.

Reprodução/YouTube Discovery Plus 13.08.2022

Paraguai

O 52.º Presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi cassado em 22 de junho de 2012 por mau desempenho do cargo.

Reprodução%3A Flickr

Coreia do Sul

Park Geun-hye, a ex-presidente da Coreia do Sul, foi destituída do cargo em 10 de março de 2017, devido a acusações de corrupção e tráfico de influência.

Reprodução%3A Flickr

Venezuela

O presidente Carlos Andrés Pérez teve o seu mandato cassado pelo congresso por corrupção e má administração pública. O mandatário foi retirado do cargo em 1993.

Reprodução

Brasil

Em dezembro de 1992, o então presidente, Fernando Collor de Mello, renunciou pouco antes de ser condenado no processo de impeachment por crime de responsabilidade. Em setembro do mesmo ano ele foi afastado do cargo. Em 2016, a ex-presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment também por crime de responsabilidade.

Reprodução/Twitter %40dilmabr

Chile

O ex-presidente Sebastián Piñera teve um processo de impeachment aberto em 9 de novembro de 2021 pela Câmara dos Deputados. O senado, porém, reprovou o processo.

Cesar Itiberê/PR

Peru

O ex-presidente Martín Vizcarra foi destituído em novembro de 2020 por "incapacidade moral". O atual presidente do Peru, Pedro Castillo, foi destituído e preso nesta quarta-feira (7/12), após tentar fechar o Congresso peruano.

PR/Peru - 05.12.2022