Um conselheiro presidencial da Ucrânia afirmou, nesta quinta-feira (10), que a Rússia está tentando fazer com que Kherson, localizada no leste do território ucraniano, torne-se uma "cidade da morte".
De acordo com Mykhailo Podolyak, conselheiro do chefe do cabinete de Zelensky , a estratégia dos militares russos na região consiste em transformar a cidade em "ruínas" por meio das mortes e do enfraquecimento da infraestrutura local.
"A Rússia quer transformar Kherson em uma "cidade da morte". Militares russos minam tudo o que podem: apartamentos, esgotos. A artilharia planeja transformar a cidade em ruínas. É assim que o "mundo russo" atua: veio, roubou, celebrou, matou "testemunhas", deixou ruínas e partiu", postou Podolyak na sua conta oficial do twitter.
RF wants to turn Kherson into a "city of death". Ru-military mines everything they can: apartments, sewers. Artillery on the left bank plans to turn the city into ruins. This is what "Russian world" looks like: came, robbed, celebrated, killed "witnesses", left ruins and left.
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) November 10, 2022
Saída dos russos de Kherson
Nesta quarta-feira (9), a Rússia ordenou a saída das suas tropas da cidade de Kherson , no Sul da Ucrânia . A determinação veio diante de uma vasta contraofensiva ucraniana na cidade, capturada em março pelos russos.
Kherson é considerada um ponto estratégico pelas tropas russas, por ser capital da província de mesmo nome que dá acesso à Península da Crimeia.
"Continuem retirando os soldados", anunciou na televisão o ministro Sergei Shoigu ao general Sergei Surovikin, comandante das operações russas na Ucrânia, admitindo que a decisão de se retirar para a margem direita do rio Dniéper "não foi nada fácil".
O anúncio da retirada das tropas veio logo após a mídia russa divulgar que um funcionário de alto escalão da ocupação da Rússia na região de Kherson, Kirill Stremousov, faleceu nesta quarta.
Mykhailo Podolyak afirmou que a retirada das tropas russas deste ponto estratégico é um indicador de que o país liderado por Putin precisa de uma pausa na guerra, e que o exército russo está "exausto".
"Está claro por que a Rússia precisa de "negociações" e "congelamento da guerra": os generais estão implorando por uma pausa para um exército exausto, e o Kremlin quer pelo menos algumas "vitórias" territoriais para não parecerem perdedores completos. Mas por que a Ucrânia precisa disso? Continuamos a libertar nossos territórios", ressaltou o membro do governo ucraniano.
It is clear why Russia needs "negotiations" and "war freezing": generals are begging for a break for an exhausted army, and Kremlin wants at least some territorial "victories" to do not look like complete losers. But why Ukraine needs this? We continue to liberate our territories
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) November 10, 2022