EUA: referendo aprova aborto em Michigan, Califórnia e Vermont

No estado de Kentucky, o resultado não reverterá a legislação atual que proíbe a interrupção da gravidez em praticamente todos os casos

Deputadas são presas em protesto a favor do aborto nos EUA em protestos recentes
Foto: Reprodução
Deputadas são presas em protesto a favor do aborto nos EUA em protestos recentes

Quatro estados americanos votaram contra a proibição do aborto através de referendos realizados na terça-feira (8). São estes a Califórnia, Michigan, Vermont e Kentucky, que terão legislação estadual que regulamenta o procedimento. 

No estado de Kentucky, onde a maioria da população tende a votar nos Republicanos, o resultado do voto popular não reverterá  a legislação estadual de imediato.

Os resultados acontecem pouco depois da Suprema Corte dos EUA , que conta com maioria dos ministros com ideais conservadores, reverter a decisão dos estados sobre o tema.

O governador reeleito democrata Gavin Newsom, da Califórnia, disse que os resultados são “um motivo de orgulho” pois o aborto agora está protegido pela Constituição estadual.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.