A líder dos nacionalistas Irmãos da Itália , Giorgia Meloni , aceitou o convite do presidente Sérgio Mattarella para formar o novo governo do país. A informação foi confirmada por uma autoridade presidencial nesta sexta-feira (21).
Com isso, Meloni será a primeira mulher a ocupar o cargo de premiê do país. Ela quer instaurar o governo mais à direita desde o final da Segunda Guerra Mundial.
A aliança Irmãos da Itália é formada pelos partidos conservadores e foi vitoriosa nas eleições de 25 de setembro.
A autoridade presidencial, Ugo Zampetti, confirmou aos repórteres que Meloni esteve com Mattarella no Palácio Quirinale, e que " Giorgia aceitou o mandato e apresentou sua lista de ministros".
Com a escolha de Giorgia , a nova formação do governo toma posse formalmente neste sábado (22), e inicia o período para o voto de confiança nos dois Parlamentos, necessário para efetivação do empossamento da nova gestão.
O novo governo substituirá uma política calcada na unidade nacional, ao qual o comando era do ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi . Como uma das últimas atividades, o então primeiro-ministro esteve presente na cúpula da União Europeia em Bruxelas.
Mario Draghi passou por alguns desafios, que incluem uma recessão iminente, alta nas contas de energia e como portar uma frente unida perante a guerra da Rússia e Ucrânia.