Adeus à rainha: veja o que aconteceu após a morte de Elizabeth II

Falecimento da monarca completa uma semana nesta quinta-feira (15). Relembre, em fotos, os acontecimentos mais marcantes até o momento e veja o que está por vir →

8 de setembro: rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

A rainha mais longeva da história britânica, que assumiu o trono do Reino Unido por 70 anos, morreu em Balmoral, na Escócia, no dia 8 de setembro de 2022, após ter uma piora no estado de saúde. O falecimento foi comunicado pela BBC e confirmado pelos canais oficiais da família real.

reprodução%3A Twitter

Ainda no dia 8, Charles vira Rei aos 73 anos

Imediatamente após o anúncio da morte da monarca, quem assume o posto é Charles, agora ex-príncipe de Gales e herdeiro do trono britânico por ser o filho mais velho de Elizabeth II. A cerimônia de coroação, no entanto, deve ocorrer apenas nos meses seguintes. Assumindo o trono do Reino Unido, Charles se torna monarca em outros 14 países.

Andrew Parsons / No 10 Downing Street - 05/06/2022

Duquesa da Cornualha, Camilla se torna rainha consorte

Com Charles III assumindo o trono, a esposa do ex-príncipe também recebe novos títulos. Agora Camilla Parker, ex-duquesa da Cornualha, passa a ser chamada de rainha consorte.

GEOFF PUGH

Operação London Bridge e Operação Unicórnio

A morte da monarca também desencadeou duas operações planejadas cuidadosamente para o momento de sua partida: a Operação London Bridge e a Operação Unicórnio. A primeira é uma série de protocolos que o Parlamento e a imprensa devem seguir desde o anúncio do falecimento até o funeral, enquanto a segunda visa tornar a despedida da monarca a mais organizada possível.

Reprodução%3A Facebook / The Royal Family

Centenas de pessoas se reúnem em frente ao Palácio de Buckingham

Após o anúncio da morte da Rainha Elizabeth II, centenas de pessoas se reuniram em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres, uma das principais residências da família real, para prestar condolências. Um arco-íris surgiu nos arredores do local e pessoas presentes registraram o momento.

reprodução%3A Twitter

9 de setembro: Rei Charles III vai para Londres e planeja funeral da rainha

No dia seguinte ao falecimento da mãe, o Rei Charles III e sua esposa, a rainha consorte Camilla, chegaram em Londres para iniciar os preparativos para o funeral da rainha e o processo formal de início do reinado de Charles. Eles foram recebidos por inúmeras pessoas no Palácio de Buckingham.

Reprodução BBC News - 09.09.2022

Rei Charles III discursa pela primeira vez

Após chegar em Londres no dia 9, o rei Charles III discursou pela primeira vez como monarca. O novo líder do Reino Unido falou da mãe como um exemplo. "Ao longo de sua vida Sua Majestade, rainha e minha mãe amada foi um exemplo e inspiração para mim e toda a minha família", disse.

Reprodução%3A youtube - 09/09/2022

10 de setembro: Charles III é oficialmente proclamado rei

Charles III foi oficialmente proclamado rei, aos 73 anos, na manhã do último sábado, dia 10 de setembro. A Proclamação foi lida em público pelo Garter King of Arms, ao ar livre, da varanda, com vista para o Friary Court, no Palácio de St James's.

Reprodução/EDDIE MULHOLLAND - 12.09.2022

11 de setembro: caixão com corpo de Elizabeth II chega a palácio em Edimburgo

O cortejo fúnebre da rainha Elizabeth II chegou a Holyroodhouse, em Edimburgo, no domingo, dia 11, após mais de seis horas de viagem pela Escócia. Mais cedo, o cortejo havia deixado o castelo escocês de Balmoral, onde a monarca faleceu. Milhares de pessoas acompanharam o trajeto e prestaram suas homenagens. O corpo de Elizabeth II foi velado na Sala do Trono.

Reprodução / BBC - 12.09.2022

Charles III e Camilla se reúnem com parlamentares no Palácio de Westminster

A cerimônia presta condolências oficiais ao monarca pela morte de Elizabeth II. Charles III fez um discurso no evento e logo depois partiu rumo à Escócia, onde participou de um cortejo fúnebre do corpo da rainha do Palácio de Holyroodhouse até a catedral de Saint Giles, em Edimburgo.

Reprodução / BBC - 12.09.2022

12 de setembro: Charles III lidera cortejo com corpo de Elizabeth II em Edimburgo

O rei Charles III e seus três irmãos — princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward — lideraram o cortejo com o corpo da rainha Elizabeth II pelas ruas de Edimburgo, na Escócia. A procissão com o caixão da monarca deixou o Palácio de Holyroodhouse e seguiu até a Catedral de St. Giles.

Reprodução / BBC - 12.09.2022

Em Edimburgo, filhos da rainha fazem vigília no caixão e povo se despede

Os quatro filhos da rainha Elizabeth II participaram da vigília ao lado do caixão da monarca na Catedral de St. Giles, em Edimburgo, na Escócia. O Rei Charles III e seus irmãos, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward, se posicionaram um em cada lado do caixão. Do lado de fora, uma multidão se reuniu para se despedir da rainha.

Reprodução / BBC - 12.09.2022

13 de setembro: caixão da rainha deixa catedral em Edimburgo e segue para Londres

Na manhã desta terça, os portões da Catedral de St. Giles foram fechados e colocaram fim ao período de visitação ao caixão da rainha Elizabeth II em Edimburgo, na Escócia. Em cerimônia, o corpo da monarca foi transportado para o Palácio de Buckingham, em Londres.

Reprodução/Instagram (%40theroyalfamily) 15.9.2022

Ainda no dia 13, o caixão de Elizabeth II chega em Londres

O caixão da rainha Elizabeth II desembarcou em Londres no mesmo dia em que partiu de Edimburgo. O caixão chegou ao Palácio de Buckingham em meio a aplausos dos britânicos que foram ao local para prestar as últimas homenagens à monarca.

Reprodução / BBC News - 13.09.2022

14 de setembro: caixão de Elizabeth II deixa Buckingham e parte para Westminster Hall

Na quarta-feira, o caixão que carrega o corpo de Elizabeth II deixou o Palácio de Buckingham , em Londres, em direção a Westminster Hall, onde ficará em velório aberto ao público até o dia 18.

Reprodução/Instagram (%40theroyalfamily) 15.9.2022

Caixão de Elizabeth II chega em Westminster e netos participam de cerimônia

Após a chegada do caixão da rainha em Westminster, em Londres, os principes William e Harry, a princesa de Gales Kate Middleton e a duquesa de Sussex Meghan Markle participaram de uma recepção durante o funeral da monarca e observaram as homenagens deixadas pelo povo em frente ao Palácio.

Reprodução/Getty Images

15 de setembro: ainda em Westminster, rainha Elizabeth II se despede do público

A fila de pessoas que aguarda um momento para se despedir da rainha Elizabeth II e prestar as últimas homenagens em Westminster Hall, em Londres, na Inglaterra, chegou a 7 km de comprimento. O caixão da monarca repousa em uma plataforma elevada desde o dia 13 e está exposto para visitação do povo até a data de seu funeral .

Reprodução/Instagram (%40theroyalfamily) 15.9.2022

Cronograma dos próximo dias

Novos detalhes sobre o funeral da rainha, marcado para a próxima segunda (19), foram anunciados. A visitação ao caixão da monarca deve acabar às 6h30 de segunda-feira. Depois, os carregadores transportarão o caixão em procissão para a carruagem estatal da Marinha Real.

Reprodução/Instagram (%40theroyalfamily) 15.9.2022

Cronograma dos próximos dias

Em seguida, a carruagem começará sua jornada para a Abadia de Westminster, com a rota alinhada por membros da Marinha Real e dos Fuzileiros Navais Reais. O rei Charles III e outros membros da família real irão caminhar atrás do caixão da monarca até o Wellington Arch, assim que ele deixar a Abadia de Westminster.

HM Armed Forces - 13.09.2022

Cronograma dos próximos dias

Após a procissão chegar na abadia, o caixão será transportado para uma última cerimônia. As portas da Abadia de Westminster serão abertas às 8h da segunda-feira para permitir que a congregação geral se posicione no local. O funeral terá início às 11h e vai contar com a presença de alguns líderes e políticos,

Reprodução/Instagram (%40theroyalfamily) 15.9.2022

Cronograma dos próximos dias

A rainha será enterrada com o marido, o príncipe Philip, duque de Edimburgo — que morreu em abril do ano passado, aos 99 anos — em um serviço privado, às 19h30 de segunda-feira (19).

Steve Parsons/PA Wire/Pool via Reuters