O rei Charles III chegou em Edimburgo, na Escócia, para um cortejo fúnebre do corpo rainha do Palácio de Holyroodhouse até a catedral de Saint Giles junto de outros membros da família real. Elizabeth II morreu no último dia 8 de setembro, aos 96 anos, após ter uma piora no estado de saúde, em Balmoral, no Reino Unido.
Ao embarcar para Edimburgo junto de sua esposa Camilla Parker Bowles, rainha consorte, ambos fizeram acenos para pessoas dentro de um Rolls Royce com escolta policial. Na chegada o monarca foi recebido pela premiê escocesa, Nicola Sturgeon, e líderes políticos e militares.
Mais cedo, Charles esteve r eunido com parlamentares no Palácio de Westminster , em Londres, para receber condolências oficiais pela morte de Elizabeth II.
Na cerimônia, o monarca prometeu que irá seguir o exemplo de "dever altruísta" da rainha Elizabeth II em seu reinado.
"Enquanto muito jovem, sua falecida Majestade se comprometeu a servir seu país e seu povo e manter os preciosos princípios do governo constitucional que estão no coração de nossa nação", disse.
"Este voto ela manteve com devoção insuperável. Ela deu um exemplo de dever altruísta que, com a ajuda de Deus e seus conselhos, estou decidido a seguir fielmente", afirmou Charles.
Ainda hoje haverá uma missa seguida de um velório aberto ao público.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.