O coração de Dom Pedro I foi exposto ao público pela primeira vez neste sábado (20) na cidade do Porto, em Portugal. De acordo com a prefeitura do município, três mil pessoas foram ver a relíquia nas primeiras oito horas de exposição.
O coração de Dom Pedro I foi tirado do cofre em que fica guardado para vir ao Brasil neste domingo (21) para as comemorações do Bicentenário da Independência.
A relíquia está conservada há 187 anos em um vaso de vidro com formol, e fica guardada em um cofre fechado com cinco chaves na Irmandade da Lapa, no Porto.
Neste domingo, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) buscará o coração, que será transportado em ambiente pressurizado, no que foi considerada uma "grande operação de segurança" por António Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal do Porto.
A relíquia ficará no Brasil até o dia 9 de setembro. Ao regressar a Portugal, ela será novamente exibida ao público nos dias 10 e 11.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.