China envia exército à Rússia para exercícios militares com 37 países

A China envia tropas e tanques para a Rússia, cinco meses após a guerra de Vladimir Putin contra a Ucrânia, para participar de exercícios militares

China fez recentemente exercícios militares na véspera de viagem de Pelosi a Taiwan
Foto: Reprodução - 01.08.2022
China fez recentemente exercícios militares na véspera de viagem de Pelosi a Taiwan

A televisão estatal chinesa informou que o país enviou tropas e armamentos em direção à Manzhouli, na Mongólia, para então seguirem atpe Zabaikalsk, no extremo leste da Rússia. 

Este movimento tem como objetivo, de acordo com a TV estatal, para a participação dos Jogos Internacionais do Exército , evento realizado pela primeira vez desde a invasão russa à Ucrânia em 24 de fevereiro e que contará com a participação de outras 37 nações. 

A equipe da China competirá contra outras de 37 países e outras regiões no que é o maior exercício militar multinacional da Rússia, previsto para ser realizado entre os dias 13 e 27 de agosto.

Os exercícios militares ocorrerão em 12 países, incluindo Rússia e China, Irã, Índia, Cazaquistão, Uzbequistão, Azerbaijão, Armênia e também na Venezuela, vizinha do Brasil na América do Sul.

Veículos internacionais divulgaram a informação sobre a decisão de incluir a Venezuela como um “movimento estratégico” para China, Rússia, Irã e Venezuela “para preposicionarem ativos militares avançados na América Latina e no Caribe”.

Com agências internacionais*

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.