O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , pediu nesta quinta-feira (14) a criação de um "tribunal especial" para julgar crimes de guerra cometidos pela Rússia.
A declaração foi dada durante uma conferência em Haia, sede do Tribunal Penal Internacional (TPI), nos Países Baixos.
"As instituições judiciais existentes não podem levar todos os culpados à justiça. Portanto, é necessário um tribunal especial para lidar com os crimes da agressão russa contra a Ucrânia", afirmou Zelensky por videoconferência.
"Um tribunal que garanta punição justa e dentro da lei para aqueles que iniciaram essa série de desastres", acrescentou. O evento foi organizado pelo TPI e pela Comissão Europeia para discutir formas de punir autores de crimes de guerra na invasão à Ucrânia.
"Enquanto falamos, crianças, mulheres e homens estão vivendo no terror", disse o procurador do tribunal internacional, Karim Khan. Horas antes, um ataque russo havia deixado 21 mortos - incluindo três crianças - e quase 50 desaparecidos na cidade ucraniana de Vinnytsia.
O TPI já abriu uma investigação para apurar possíveis crimes no conflito russo-ucraniano.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.