Ataque russo atinge centro de Kiev
EPA
Ataque russo atinge centro de Kiev

O governo da Ucrânia vai apresentar um plano de prioridades para a reconstrução do país em evento que reúnem autoridades e chefes da estado na Suíça nesta segunda-feira (04). O evento acontece na cidade de Lugano, no sul do país, e conta com a presença de representantes de dezenas de países, além de várias organizações internacionais e instituições financeiras.

Acredita-se que pelo menos 45 milhões de metros quadrados em zonas residenciais, 256 empresas, 656 instituições médicas e 1.177 instituições de ensino foram danificadas, destruídas ou ocupadas pelas tropas russas. Em mais de quatro meses de guerra, Ucrânia prevê um custo de centenas de bilhões de dólares para a reconstrução do país. 

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy vai participar do encontro de forma remota é já antecipou que será enorme trabalho para reconstruir das áreas atingidas pelas forças russas. "Teremos que libertar mais de 2 mil vilarejos e cidades no leste e sul da Ucrânia”, disse. 

Ao todo, cerca de 1.000 pessoas estavam programadas para participar da conferência, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen entre outros chefes de governo e  ministros europeus. 

Com informações de agências de notícias internacionais*

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!