Ratanabá: veja outras lendárias cidades perdidas que nunca existiram

Recentemente, a história da rica cidade de Ratanabá viralizou nas redes sociais. A teoria de que uma comunidade perdida no Brasil seria capaz de sanar todos os problemas da humanidade caiu na graça dos internautas e gerou diversos memes. Mas antes da lenda de Ratanabá, já existiam outras teorias sobre as supostas cidades perdidas. Confira →

Ratanabá

Na última semana, a história de uma suposta cidade perdida na Amazônia ganhou as redes sociais: Ratanabá. A teoria, classificada como infundada por especialistas, trata de uma civilização que teria habitado a região da floresta há mais de 450 milhões de anos.

Reprodução/Redes sociais 15.6.2022

Atlântida

Citada pela primeira vez por Platão, a ilha de Atlântida sempre foi relacionada aos primeiros povos a habitarem o continente americano. O local teria sido sede de uma antiga civilização que supostamente existiu no Oceano Atlântico, no oeste da Europa e África. No entanto, o pedaço de terra teria submergido há milhares de anos, após um cataclismo geológico. Segundo Platão, no entanto, a ilha teria sido devastada por volta de 9.600 a.C., afundando no mar.

Reprodução/Youtube 15.6.2022

Cidades de Dubai

Os desertos da região de Dubai escondem histórias que remontam aos primeiros habitantes do local, bem como sobre antigas cidades que foram esquecidas após drásticas mudanças climáticas no passado. A mais famosa das cidades seria Julfar, onde ficaria o lendário marinheiro árabe Ahmed ibn Majid. Segundo a lenda, Julfar teria prosperado por mil anos antes de cair em ruínas e desaparecer da memória humana.

Reprodução/Youtube 15.6.2022

Cidade perdida de Z

Em 1925, o arqueólogo Percy Fawcett veio para o Brasil para “desbravar a selva” e encontrar uma cidade perdida, a qual ele deu a alcunha de “Z” (“berço de toda a civilização”, segundo ele). De acordo com o Portal Amazônia, a teoria de Fawcett aponta para a existência de uma cidade pré-colombiana na região onde atualmente fica o estado do Mato Grosso. No meio da expedição, no entanto, Fawcett e sua equipe desapareceram sem deixar vestígios, e, apesar das missões de resgate, ele nunca foi encontrado.

Reprodução/Youtube 15.6.2022

El Dorado

El Dorado teria sido uma civilização extremamente rica em ouro e que poderia tornar qualquer um milionário, o que fez com que caçadores de recompensas e historiadores fizessem diversas de expedições em busca da cidade perdida, localizada na América Latina. Segundo o Mega Curioso, as origens de El Dorado vêm de contos lendários da tribo Muisca, que ocupava as áreas de Cundinamarca e Boyacá, na Colômbia. Sua existência nunca foi comprovada.

Reprodução/Youtube 15.6.2022

Kalahari

Atualmente um grande deserto localizado no sul da África com mais de 900 mil km², Kalahari é descrita por exploradores desde o final do século XIX. Em 1885, o canadense Guillermo Farini tornou-se um dos primeiros ocidentais a cruzar o deserto existente na região. Ao voltar, ele escreveu artigos sobre ruínas que descobriu e que pareciam indicar resquícios de uma civilização perdida enterrada no local. Em 2016, varreduras aéreas e feitas por radar mostraram ruínas feitas por homens perto de um oásis local, mas nenhuma cidade perdida foi confirmada até então.

Reprodução/Youtube 15.6.2022