A operadora de energia nuclear estatal da Ucrânia, Energoatom, disse neste domingo (5) que um míssil de cruzeiro russo voou "criticamente e baixa altitude" sobre uma grande usina nuclear na região de Mykolayiv.
"É provável que tenha sido o míssil que foi disparado na direção de Kyiv", disse o operador da usina Pivdennoukrainska, em uma publicação no Telegram.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Em comunicado, a agência denuncia que as forças russas "ainda não entendem que mesmo o menor fragmento de um míssil que pode atingir uma fonte de alimentação em funcionamento pode causar uma catástrofe nuclear e perda de radiação".
"A Rússia cometeu outro ato de terrorismo nuclear: às 5h30 um míssil de cruzeiro, semelhante ao míssil 'Caliber', voou baixo sobre a usina nuclear no sul da Ucrânia. Provavelmente, esse míssil foi lançado em direção a Kiev, onde as explosões foram ouvidas esta manhã", acrescentou a Energoatom.
Pivdennoukrainska é a segunda maior usina nuclear da Ucrânia localizada perto da região de Mykolaiv, cerca de 350 km ao sul de Kyiv.