Guerra na Ucrânia: como o conflito impactou o mundo em 100 dias

Rússia iniciou ofensiva contra Ucrânia há mais de três meses, em 24 de fevereiro. Foi a primeira invasão de um Estado soberano na Europa em 80 anos, deixando marcas geopolíticas, econômicas e históricas no mundo todo

Refugiados

Desde o início da invasão russa, cerca de 6,8 milhões de ucranianos fugiram de seu país. O número de deslocados internos é de 7,7 milhões. Aproximadamente 2 milhões de ucranianos retornaram ao seu país desde que inicialmente fugiram da guerra , mas a Agência da ONU para os Refugiados (Acnur) esclarece que, em muitos casos, trata-se de viagens de ida e volta.

Viktor Moskaliuk/UNICEF

Fuga pela Europa

Após fugir inicialmente para os países vizinhos, pelo menos 3 milhões de pessoas continuaram sua jornada para outras nações, segundo a Acnur. Além da Polônia, a Alemanha e a República Tcheca abrigam atualmente o maior número de refugiados ucranianos: respectivamente, cerca de 727 mil e 348 mil.

Reprodução/Twitter

Exportações congeladas

Ao longo do conflito, a Rússia bloqueou o acesso aos portos ucranianos no Mar Negro e impediu a exportações de alguns produtos alimentícios oriundos do país. A Ucrânia é considerada um dos mais importantes celeiros mundiais, sendo a responsável pela produção de cerca de 50% do óleo de girassol no mundo. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, o país também responde por 15% do comércio mundial de milho e 10% do de trigo.

Tânia Rêgo/ABr

Crise alimentar

Países como o Egito e a Índia sentiram imediatamente o estrangulamento das exportações, já que são dependentes da importação de grãos e óleo de cozinha ucranianos. Mas o problema se agravou e se estendeu para outros territórios: o Conselho de Segurança da ONU prevê que dezenas de milhões poderão ser impactados pela crise alimentar a longo prazo, devido à guerra. Em maio, a organização advertiu que os níveis de fome em todo o mundo atingiram “um novo recorde”.

Acnur/Reprodução 24.03.2022

Segurança energética

A Rússia é considerada o maior exportador de gás natural do mundo, o segundo maior fornecedor de petróleo bruto e o terceiro maior exportador de carvão. Com a invasão na Ucrânia, a União Europeia decidiu acabar com sua dependência dos recursos energéticos fornecidos pelo país. Com isso, foram aplicadas diversas sanções à importação de gás russo - fazendo com que muitos territórios ficassem sem o recurso e os preços dos concorrentes disparassem.

Ivonete Dainese

Aumento de preços e inflação

A falta tanto de alimentos quanto de energia tem contribuiu para uma grande mudança na vida de muitos desde o início da guerra na Ucrânia: os preços subiram. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a inflação, que afeta todos os aspectos da economia, mais que dobrou em todo o mundo em relação à março de 2021. Na zona do euro, a inflação atingiu o recorde de 8,1% no mês passado.

Felipe Moreno

A volta da Otan

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi fundada após a Segunda Guerra Mundial em 1949 e reúne EUA, Canadá e dez países europeus. A organização não esteve em destaque nos últimos anos, mas a guerra na Ucrânia a colocou no centro das atenções novamente. Alguns países anunciaram sua entrada no bloco, na tentativa de garantir apoio contra Putin - que já alertou repetidamente para as consequências caso a aliança permita a adesão da Ucrânia, que é o grande 'motivo-chave' por trás da invasão russa.

Divulgação/Otan 17.05.2022