Coreia do Norte lança três mísseis balísticos em direção ao mar

Teste de armas foi confirmado pela Coreia do Sul

Desfile de mísseis durante parada militar para celebrar 90 anos de fundação do Exército da Coreia do Norte
Foto: Divulgação/KCNA - 26.04.2022
Desfile de mísseis durante parada militar para celebrar 90 anos de fundação do Exército da Coreia do Norte

 A Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos em direção ao mar na costa Leste do país nesta na quinta-feira. O lançamento foi confirmado pelo governo da Coreia do Sul, acrescentando que as armas saíram da área de Sunan, na capital Pyongyang.

Foi deste mesmo local que o governo de Kim Jon-un disparou o maior míssil balístico intercontinental (ICBM) do país, o Hwasong-17, em 24 de março. Nesta quinta, os mísseis voaram cerca de 360 quilômetros, atingindo uma altitude de 90 km e uma velocidade máxima de Mach 5.

A guarda costeira do Japão confirmou o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte após registrar a queda do projétil da zona econômica exclusiva do Japão, conforme a emissora pública NHK.

O lançamento de hoje é o 16º teste de armas confirmado por autoridades neste ano, um sinal de como o  regime de Kim Jong-un se encontra num avançado do processo de modernização dos arsenais do país.

É o primeiro teste desde a posse do presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol nesta semana, que já sinalizou que pretende anunciar uma linha dura contra o desenvolvimento de armas do país vizinho.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.