Guerra: Canadá anuncia novo apoio militar à Ucrânia
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, foi à Kiev em 8.mai; viagem não foi divulgada previamente
Em visita a Kiev neste domingo (8), o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou uma nova ajuda militar à Ucrânia. O encontro entre os mandatários não foi divulgada previamente por nenhum dos países.
“Hoje, estou anunciando mais assistência militar, câmeras de drones, imagens de satélite, armas pequenas, munição e outros apoios, incluindo financiamento para operações de desminagem”, afirmou o premiê canadense na entrevista a jornalistas na capital ucraniana.
De acordo com a nota divulgada pelo governo, Trudeau fará o envio de cerca de US$ 50 milhões em assistência militar. O Canadá também vai aplicar sanções a 40 indivíduos e 5 entidades russas ligadas a Moscou.
O primeiro-ministro visitou a cidade de Irpin. A região foi o centro disputado por tropas russas e ucranianas no mês de março. Com a proximidade diplomática entre os países, Trudeau anunciou a reabertura de sua embaixada em Kiev.
Para o Programa Mundial de Alimentos da ONU (Organização das Nações Unidas), o Canadá oferecerá US$ 25 milhões para manter a segurança alimentar global e ajustar as tarifas das importações ucranianas.
Depois de discutirem assuntos da guerra, Zelensky e Trudeau participaram de uma reunião virtual com os líderes do G7, presidida pelo primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.