Representante de Moscou diz que Rússia nunca deixará o sul da Ucrânia
De acordo com o parlamentar russo, o objetivo de Moscou é "desenvolver esta região rica, rica em patrimônio histórico e no povo que vive aqui"
O representante do Parlamento de Moscou, Andrei Turchak, disse nesta sexta-feira (6) que a Rússia permanecerá "para sempre" no sul da Ucrânia.
A declaração foi dada durante uma visita a Kherson, cidade no sul do país que está sob controle russo desde março.
"Voltando aos habitantes da região de Kherson, gostaria de dizer mais uma vez que a Rússia está aqui para sempre. Não deve haver dúvidas", disse Turchak, secretário-geral do Rússia Unida, partido que apoia o presidente Vladimir Putin .
De acordo com o parlamentar russo, o objetivo de Moscou é "desenvolver esta região rica, rica em patrimônio histórico e no povo que vive aqui".
A região de Kherson está quase inteiramente sob o controle das forças russas desde o início de março. Autoridades ucranianas e oficiais de inteligência ocidentais têm expressado preocupações de que a Rússia pretende realizar um referendo sobre a criação de uma república separatista. O Kremlin, no entanto, nega as alegações.
Turchak, porém, reforçou que o status da região será "de qualquer forma determinado pelos moradores".
Já o chefe da administração de Kherson, Vladimir Saldo, chamou a região de "parte integrante de uma grande família - a Federação Russa".
Odessa
Hoje, a agência Unian informou que as forças russas estão lançando mísseis e bombardeando Odessa a partir do território da Crimeia.
De acordo com a publicação, as sirenes foram acionadas na cidade. "Você pode ouvir explosões em Odessa. A defesa aérea está funcionando. Fique seguro", diz o apelo feito à população.