Guerra na Ucrânia: Biden viaja hoje à Europa para discutir conflito
O presidente dos Estados Unidos vai participar da cúpula da Otan e se encontrar com líderes do G7 e da União Europeia
Nesta quarta-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarca na Europa. Amanhã, na quinta-feira (24), ele irá integrar a cúpula da Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte) em Bruxelas, na Bélgica e, depois, vai se reunir com representantes do G7 e da União Europeia. Na sexta-feira (25), Biden vai à Varsóvia, na Polônia, para se encontrar com o presidente polonês, Andrzej Duda.
O mandatário norte-americano chega à Bélgica no dia em que a invasão das tropas de Putin ao território ucraniano completa 1 mês. No domingo (20), a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que uma visita à Ucrânia não faz parte dos planos de Biden.
Segundo declaração da Casa Branca, o objetivo das reuniões de quinta-feira (24) é “discutir os esforços internacionais para ajudar a Ucrânia e impor custos severos e sem precedentes à Rússia por sua invasão”.
Com o presidente polonês, Biden vai discutir sobre como “os EUA ao lado dos seus aliados e parceiros respondem à crise humanitária e de direitos humanos criada pela guerra injustificada e sem motivo que a Rússia provocou contra a Ucrânia”.
Por meio do seu perfil no Twitter, Biden reforçou a declaração da Casa Branca sobre os objetivos dos encontros. O presidente norte-americano também informou o roteiro da viagem. Tomorrow, I’m traveling to Europe to meet with our allies and partners exactly one month after Putin accelerated his brutal war in Ukraine.
"Amanhã, viajo à Europa para me encontrar com nossos aliados e parceiros exatamente um mês depois que Putin acelerou sua guerra brutal na Ucrânia.”
My first stop is Belgium where I’ll meet with our NATO Allies, G7 Leaders, and European Union Leaders to discuss our efforts to support Ukraine and impose severe costs on Russia for its invasion.
— President Biden (@POTUS) March 22, 2022
"Minha primeira parada é na Bélgica, onde me encontrarei com nossos aliados da Otan, líderes do G7 e líderes da União Europeia para discutir nossos esforços para apoiar a Ucrânia e impor custos severos à Rússia por sua invasão” Then I’ll travel to Poland to hold a bilateral meeting with President @AndrzejDuda
. I look forward to discussing our response to the humanitarian and human rights crisis Russia has created in Ukraine.
“Depois, viajarei para a Polônia para uma reunião bilateral com o presidente @AndrzejDuda. Estou ansioso para discutir nossa resposta à crise humanitária e de direitos humanos que a Rússia criou na Ucrânia.” On this trip we will make clear that the West is united in our defense of democracy. Putin thought he would divide us, but we are stronger than at any time in recent history. We stand with Ukraine and we will continue to ensure Putin pays a heavy economic price for his actions.
“Nesta viagem deixaremos claro que o Ocidente está unido em nossa defesa da democracia. Putin pensou que nos dividiria, mas somos mais fortes do que em qualquer outro momento da história recente. Estamos com a Ucrânia e continuaremos a garantir que Putin pague um alto preço econômico por suas ações”.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.