Corredor humanitário já tirou mais de 35 mil pessoas da Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que “cerca de 35.000 pessoas foram resgatadas”
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que cerca de 35 mil pessoas já foram resgatadas pelos corredores humanitários só nesta quarta-feira (9). A informação foi divulgada em um vídeo publicado na internet.
"Hoje, conseguimos organizar 3 corredores humanitários. Da cidade de Sumy, da cidade de Kiev e municípios ao redor, e de Enerhodar", disse o presidente, que ainda disse que mais 6 corredores humanitários estão sendo preparados.
Desde o último final de semana, a Ucrânia tenta permitir a passagem de civis via corredores humanitários. Autoridades ucranianas acusam a Rússia de não respeitar o cessar-fogo em trechos estabelecidos para a retirada dos civis.
Em meio às acusações, a Rússia propôs um novo cessar-fogo para esta quarta em Kiev, Kharkiv, Mariupol, Chernigov e Sumy, o que permitiu a retirada dos civis.
No mesmo vídeo, Zelensky disse que um bombardeio atingiu uma maternidade na cidade de Mariupol. Segundo ele, isso é a "prova final de que está acontecendo um genocídio de ucranianos".