Avião da FAB para resgatar brasileiros na Ucrânia deve decolar na 2ª
Força Aérea havia informado que duas aeronaves estavam em prontidão para fazer o resgate na Polônia
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou, nesta quinta-feira, que o primeiro avião da corporação deslocado para resgatar brasileiros evacuados da Ucrânia decolará do Brasil na próxima segunda-feira à tarde. A aeronave, do modelo KC-390 Millennium, sairá de Brasília com destino à Varsóvia, na Polônia, onde estão parte dos brasileiros que deixaram o território ucraniano, alvo de ofensivas russas desde semana passada.
A retirada de brasileiros da Ucrânia tem sido feita por trem, segundo orientações do Ministério de Relações Exteriores, por ser o meio de transporte mais seguro no país. A FAB informou que a escolha da capital polonesa também foi uma orientação da pasta.
O espaço aéreo ucraniano segue fechado e, por isso, não é possível que a aeronave brasileira faça o resgate de seus cidadãos no país.
Inicialmente, a Força Aérea havia informado que dois aviões KC-390 Millennium estavam de prontidão para fazer o resgate dos brasileiros. A corporação não informou ainda se e quando essa segunda aeronave partirá do Brasil.
De acordo com a FAB, o avião que viajará na segunda-feira irá levar 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária. Para chegar ao Leste Europeu, a aeronave terá que fazer quatro paradas: em Recife, em Pernambuco; em Cabo Verde; e em Portugal, em Lisboa.
Segundo o último balanço do Itamaraty, divulgado na terça-feira, ao menos 100 brasileiros já deixaram a Ucrânia desde o início da guerra. O Itamaraty tem orientado que as pessoas se registrem junto à Embaixada do Brasil em Kiev. De acordo com a pasta, havia pelo menos 80 brasileiros registrados aguardando para serem retirados do país.
A comunidade brasileira na Ucrânia, antes do conflito, era estimada em aproximadamente 500 pessoas.