Presidente da Ucrânia diz que russos estão tentando ocupar Chernobyl
Cidade em que usina nuclear histórica está localizada é alvo de russos que tentam ocupar local, estratégico para treinamento militar
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta quinta-feira (24), que tropas russas estão tentando ocupar a cidade onde fica localizada a usina de Chernobyl. Um dos palcos centrais da disputa entre ucranianos e russos, a cidade, hoje fantasma por conta da contaminação, é vista como estratégica para se fazer treinamentos militares.
Os ucranianos, inclusive, já estariam usando a região há um tempo para realizar treinamentos militares. Pelo Twitter, o presidente da Ucrânia afirmou que "as forças de ocupação russas estão tentando tomar Chernobyl. Nossos defensores estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita. Esta é uma declaração de guerra em toda a Europa", afirmou Zelensky.
Російські окупаційні сили намагаються захопити #Чорнобильську_АЕС . Наші захисники віддають життя, щоб трагедія 86-го року не повторилася. Повідомив про це @SwedishPM . Це оголошення війни всій Європі.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 24, 2022
A Usina Nuclear de Chernobyl está localizada a 120 km de Kiev, a capital da Ucrânia. Protagonista do maior desastre nuclear do mundo, a região não é habitada desde 1986, devido aos altos índices de radioatividade.
Segundo a CNN, tropas russas estariam concentradas na divisa entre o Belarus e a Zona de Exclusão de Chernobyl. A área radioativa pode tornar-se um possível canal para Kiev.
** Felipe Freitas é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. No iG, escreve para as editorias Último Segundo e Saúde.