EUA afirmam que Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer momento

Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, disse que invasão pode acontecer antes mesmo do fim da Olimpíadas de Inverno

Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos
Foto: Reprodução
Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos

Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, afirmou nesta sexta-feira (10) que a Rússia pode invadir a Ucrânia "a qualquer momento". Segundo o secretário, isso pode acontecer antes mesmo do fim das Olimpíadas de Inverno, no dia 20 de fevereiro.

"Estamos em uma janela em que uma invasão pode começar a qualquer momento – e para deixar claro, isso inclui durante as Olimpíadas [...] Estamos a ver sinais muito preocupantes da escalada russa, incluindo novas forças que chegam à fronteira ucraniana", disse Blinken, ao lado de líderes da Índia, Japão e Austrália.

A fala foi feita após imagens de satélites publicadas por uma empresa privada americana mostrarem novas implantações militares russas em áreas próximas à Ucrânia.

Ontem (10), Joe Biden pediu para que os estadunidenses deixem a Ucrânia nas próximas “24 a 48 horas". Ele afirmou que o país não resgatará civis caso a Rússia realize a invasão.

"Não é como se estivéssemos lidando com uma organização terrorista. Estamos lidando com um dos maiores exércitos do mundo. É uma situação muito diferente, e as coisas podem escalar rapidamente", afirmou.