Quem foi o líder do Estado Islâmico morto pelos EUA?

Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi

Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurashi, foi um militante islâmico iraquiano e ex-líder da organização auto-proclamada Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), seu nome verdadeiro é Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, nasceu em outubro de 1976, Tal Afar, Iraque e morreu em 03 de fevereiro de 2022, Idlib, Síria, em uma operação dos EUA. Ele foi um dos poucos não árabes no alto escalão do EI.

Reprodução

Sucessor

Ele foi apontado pelo conselho Shura como novo Califa, o sucessor do profeta Maomé, em 31 de outubro de 2019, onde foi escolhido para substituir o Abu Bakr al-Baghdadi, uma semana após ser morto em uma operação dos EUA na Síria. Em 2004, Quraishi foi detido pelos EUA na prisão iraquiana de Camp Bucca, onde conheceu seu antecessor, Baghdadi.

Reprodução

Veterano

Além disso, foi um dos fundadores do Estado Islâmico. As informações indicam que ele também liderou a escravização da minoria yazidi no Iraque. No ínicio foi visto como ilegítimo por alguns dos apoiadores do grupo, e conhecido por suas poucas aparições públicas, mas foi descrito como "um jihadista veterano". O extremista tem um conhecimento profundo da sharia, a lei islâmica, pois é formado em direito islâmico pela Universidade de Mosul, no Iraque. Acredita-se também que ele tenha ao menos um filho.

Reprodução

Informante para os EUA

Antes de comandar o EI, Quraishi foi um informante para o governo americano, quando foi preso em 2004. Ele foi descrito como um prisioneiro modelo e cooperativo e forneceu informações sobre o grupo extremista, algumas das quais levaram à morte de terroristas, segundo o jornal The Washington Post.

Reprodução